sábado, 30 de janeiro de 2010

O nosso corpo energético é ligado ao nosso corpo físico por um fio conhecido como cordão de prata, que também transmite a energia vital para o corpo físico, criando um circuito energético de ida e volta, fazendo a energia circular. Já que também absorvemos energia quando nos desprendemos e saímos do corpo, fazendo absorção de energias no plano astral, independente da distância que seu corpo astral estiver – por isso pessoas que não conseguem atingir o nível profundo de sono e não conseguem se desprender do corpo tem dificuldade de absorção desse tipo de energias, esse cordão é bastante flexível.


Enquanto os dois corpos (corpo físico e astral) estão próximos, o cordão é como um cabo grosso, a medida que se afasta das imediações do corpo físico o cordão se torna cada vez mais fino e mais sutil, como um elástico que sem estar esticado é mais grosso e a medida que ele é esticado vai se tornando mais fino.

Esse cordão também é conhecido como cordão astral, cordão fluídico, cordão vital, cordão energético, cordão luminoso, etc.;

Pois mais longe que o corpo astral possa ir o cordão sempre o trará de volta par dentro do seu corpo físico, por isso é impossível se perder e não voltar ao corpo físico, e ele só se parte com a morte.

Quando o retorno é feito muito rápido as pessoas podem ter uma sensação de queda, como se desabassem, e acordam assustadas.

O cordão de prata é um feixe de energias, um emaranhado de filamentos energéticos interligados, e quando você sai do corpo esses filamentos energéticos que estavam embutidos em toda extensão do corpo físico projetam-se simultaneamente de todas as partes e se reúnem, formando o cordão energético. Os principais filamentos energéticos são os que partem da área da cabeça, que pode ser comandada não só pelo pensamento como por técnicas de respiração.

No Ocidente as pessoas consideram a respiração como um fenômeno fisiológico apenas para transformar o oxigênio do ar e nutrir as células. Mas a respiração é muito mais que um fato fisiológico, é um fenômeno que serve para suprir o corpo de energia pranica, e de muita importância para a polarização da energia positiva “Há” e negativa “Tha”, energias que vão vivificar os chakras e circular pelos vários Nadí.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Absorção de energia

Quando falamos em energias, principalmente as que captamos através da respiração, temos três tipos que se destacam dos demais. Há 3 fontes principais de prana:


Prana solar, prana do ar e prana do solo.

O prana solar provém da luz do sol e revigora o corpo e promove saúde. Pode ser obtido pela exposição à luz do sol por cinco a dez minutos – melhor se for nas primeiras horas do dia, quando o sol acaba de nascer - ou pela ingestão de água solarizada ( aquela feita com água filtrada em um copo de vidro deixada no sol e se possível com um cristal, previamente limpo) – uma exposição prolongada (prana solar em excesso) pode ser prejudicial, pois este prana é muito forte.

O prana do ar ou glóbulo de vitalidade do ar é absorvido pelos pulmões através da respiração e pelos chakras (centros de energia bioplasmáticos). E quanto mais ritmada, lenta e profunda for a respiração mais absorvemos esse prana. Em casos muito específicos existem pessoas que conseguem até absorver esse prana pelos poros da pele.

O prana do solo ou glóbulo de vitalidade do solo é absorvido pelas solas dos pés, pelos chakras conhecidos como “planto chakras”. Essa absorção é automática e inconscientemente, quando se anda com os pés descalços aumentamos mais essa absorção.

Certas árvores como pinheiro ou árvores gigantescas liberam grandes quantidades de prana, e você pode absorver ainda mais pedindo verbalmente ao ser da árvore. Você pode achar que é piada, mas tudo na natureza tem seres que fazem a proteção de seus designados. As árvores, seres da natureza não fogem a esta regra. Elas possuem seres que foram escalados para proteger principalmente o campo energético do mundo vegetal.

Quando se absorve o prana das árvores pode se sentir um leve formigamento nas mãos (essa habilidade pode ser adquirida com apenas algumas práticas), que eu posso ensinar depois...



Quando as condições climáticas são ruins há uma diminuição de prana no ar isso pode ser contrabalançado com a técnica de absorção consciente ou o prana do solo.

O prana cai a um nível muito baixo em torno das 3 ou 4 horas da madrugada, podemos confirmar isso com o maior índice de mortes neste horário.

A água absorve prana do sol, do ar e do solo, que ela entra em contato. As plantas absorvem do sol, do ar, do solo e da água.

Podemos também absorver prana dos alimentos que entra geralmente pelo sistema digestivo.

Pessoas com muito prana transmitem essa vitalidade; já as pessoas com falta de prana, ficam esgotadas e tendem a absorver inconscientemente o prana das outras pessoas. Essas são conhecidas como vampirizadoras de energias. São aquelas pessoas que se aproximam da gente e sem perceber acabamos ficando cansados, fracos, desanimados sem nenhum motivo e a pessoa sai lépida e fagueira, novinha em folha, com a carga renovada, deixando a nossa carga de energia em níveis muito baixos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Respiração e consciência

Segundo a tradição Yogue, quem medita, ora, recita mantras e treina exercícios respiratórios e físicos segue o caminho do seu autoconhecimento em sua plenitude. Os exercícios físicos corrigem posturas, fortalecem a musculatura, alonga, etc; as repetições regulares trazem equilíbrio e melhoras a saúde: estudos comprovam que técnicas respiratórias evitam doenças coronárias e regulariza o funcionamento das glândulas. A maioria das pessoas encara o corpo como um “tubo digestivo ambulante” ou uma máquina que precisa de combustível para funcionar, como um carro que precisa de gasolina para andar. Mas na verdade somos muito mais do que isso. Quando a maioria das pessoas resolve parar para relaxar, descobre que esse modo de levar a vida é materialista demais e que o corpo é muito mais do que isso... A pessoa tornar-se consciente e familiarizar-se com a vida interior, e o maior benefício no final é alcançar a fonte de vida e consciência de forma muito mais ampla.


O inconsciente dissolve-se quando levado à consciência. Esse procedimento libera a energia e a mente torna-se quieta, conseguindo funcionar muito melhor e o corpo é mantido no estado de pura consciência.É como tentar trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade que necessite de concentração em um ambiente calmo e tranqüilo. Já tentou fazer essas mesmas atividades em um local barulhento, com uma TV ligada, uma música estridente, o barulho de uma obra na frente de casa, carros buzinando... É muito mais difícil, não é mesmo?



A meditação, então, é a ferramenta para a transformação da consciência. Está intimamente ligada ao prana (energia). O homem usa menos de 7% da capacidade do seu cérebro. Através da meditação, yoga, pranayama etc ele encontra um caminho para aumentar essa capacidade.

A Essência da meditação é expansão, relaxamento, captação do “Ki” da atmosfera e empregar essa energia em seu organismo.

Praticando regularmente você aumentara’ a quantidade de energia em seu sistema, e esse processo de purificação produzirá níveis mais elevados de consciência.

“Prana”, como é conhecida na Índia, no Japão a energia é conhecida como “Ki”, na China como “Chi” é a energia vital que mantém o organismo vivo e saudável. Em grego “pneuma”, em “polinésio” mana, em hebraico “ruach”, em kabalah “luz astral”, Kahunas “Mana”, o Barão de Von Reichenbach chamou de “força ódica”, Wilhelm Reich de “energia orgânica, Hermes Trimegistus de “Telesma”, que é a energia cósmica, respiração de vida que penetra e nutre todas as coisas do Universo em todos os planos de manifestação.

A palavra energia é derivada do grego “ënerges” que significa “ativo”.

A palavra prana é derivada do sânscrito “pra” respirar e “na” viver, significando “sopro vital”

Obtemos a maior parte do nosso Ki (energia vital) do ar que respiramos.

Drenamos nossa força (Ki) a cada pensamento.

Podemos dividir as energias em três grupos distintos, com características, vibrações, ondulações e cores diferentes:

- Fohat, que é a eletricidade, energia convertida em calor, luz, som, movimento, etc.;

- Prana, que é a energia integrante que coordena as moléculas e células físicas e as trais e as reúne: a cósmica que vem do espaço, entra por todo o corpo, mas principalmente pelo chakra coronário, a aérea que vem do ar e entra principalmente pelo sistema respiratório

- Kundaliní, que é a energia primária, violenta, que estrutura formas e é conhecida como “fogo serpentino”, vem da terra, entra principalmente pela planta dos pés (plantochakras) e pelo chakra básico; por isso é energia telúrica ou geoenergia.

Ao ser metabolizada a energia cósmica deixa de ser “impessoal” e assume as características do ser.

Através do ar atmosférico absorvemos as energias pelo aparelho respiratório, pelos poros e pelos centros de energia (chakras).

A respiração é retenção e acumulação: quando acumulada, ela se expande, ao se expandir, caminha, fica firme e cresce, é pressionada e atinge a coroa.

As energias que os seres vivos absorvem e metabolizam são proveniente de fontes variadas como o sol, o espaço, a lua, as estrelas, o próprio planeta...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A técnica de respiração regenerativa, e outras técnicas que são ensinadas por diversas práticas ou filosofias podem ser praticadas independentemente de praticas religiosas.


Em épocas ancestrais, o ser humano aprofundou-se na compreensão do ser e criou práticas espirituais para ajudá-lo a permanecer centrado no ser. Esses mecanismos foram transmitidos através de séculos e são muito benéficos para progredir rapidamente no caminho. Com a prática do Sudarshan Kriya e a meditação Sahaj Mamadhi você experimenta a imensidão do ser, valores que engrandecem a vida, como confiança, cooperação, compaixão, amor, fé, conhecimento...

Esses valores vêm somente do espírito, coisas materiais não nos dão plenitude. A felicidade é a qualidade da consciência, que depende muito mais da atitude mental e da compreensão e não depende da matéria. A medida que vivemos os valores do espirito, obtemos maior satisfação na vida. Sem eles, por mais que se tenha, a vida se torna vazia, e nós dependentes e infelizes, mesmo sem razão aparente para isso. O Dharma do espírito é ser o sustentáculo da vida - Dharma significa lei natural – o Dharma do fogo é queimar, o Dharma da água é fluir e o Dharma do espírito é enaltecer e sustentar a vida. Ao viver os valores espirituais, sua personalidade se faz sólida e forte. Ignorando a dimensão espiritual da vida, tudo o que você fizer para o seu beneficio próprio, para sociedade ou o mundo, não funcionará devidamente.

Agora observe bem o seu corpo. Está formado por milhões de átomos que se movem, que interagem, que se transformam e se modificam. Um a coisa é saber disso outra é respirar profundamente e conseguir senti-lo. Todas as emoções nada mais são do que vibrações que você experimenta como sensações físicas no corpo.

Quando uma mente inquieta, intranqüila e queixosa encontra uma visão mais ampla, ela relaxa. Quando a mente relaxa, o intelecto se aguça. Quando a mente está repleta de miudezas, tais como: ambição, avidez, e desejo o intelecto perde a sua perspicácia. E quando isso acontece, a vida não se expressa em sua totalidade. Uma mente em paz é um dos maiores valores do espírito, que vive de forma serena. Desejos excessivos(ressalto aqui excessivos) por coisas como beleza, fama, riqueza retiram-lhe do seu centro, debilitando-o, enchendo-o de ansiedade. Quando puder dispensar o excesso desses tipos de desejos, você será mais centrado e mais forte. A serenidade expande sua consciência.. A mente obtêm tanta força que tudo o que você necessitará chegará...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Começando...

Você já deve ter no mínimo ouvido falar em muitas práticas tais quais: Yoga, técnicas de respiração, processos vivenciais, meditações e tratamentos que permitem a descoberta de toda a potencialidade da nossa mente, do nosso corpo e das nossas emoções. Uma das técnicas que vamos comentar agora é o Sudarshan Kriya (Kriya=atividade de purificação das mucosas).


De que adianta estar bem vestida, perfumada e com narinas obstruídas ou dores de cabeça provenientes de restos de fezes acumuladas ou nós energéticos em nosso corpo.

O Sudarshan Kriya é uma técnica especial para aumentar o nosso desenvolvimento. Esta prática usa ritmos específicos de respiração para levar harmonia ao interno do nosso ser.

Na natureza existem ritmos diversos: o dia e a noite; o mar; as estações, etc. Da mesma maneira existe um ritmo natural no nosso corpo, na nossa mente, no nosso espirito. Mas quando acumulamos estresse perdemos a harmonia entre esses ritmos. Já que os pensamentos e as emoções tensas são armazenados no nosso corpo sob a forma de toxinas.

Durante o Sudarshan Kriya, cada célula do corpo é completamente reoxigenada e volta a ficar repleta de nova vida. As toxinas e as emoções negativas são completamente eliminadas. O resultado disso é que passamos a nos sentimos calmos e centrado. Com a prática do Sudarshan Kiya se obtêm:



 Aumento de energia e sensação de felicidade

 Melhor saúde

 Redução de emoções negativas, raivas, ansiedade, depressão, etc;

 Aumento da memória e poder da mente

 Liberação de traumas emocionais

 Felicidade no momento presente

 Paz interior

 Restaura os ritmos naturais da vida mental, emocional e espiritual

 

vitalidade

prana

ki

chi

chakra
ida
pingala