segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Continuando sobre a respiração

A técnica de respiração regenerativa, e outras técnicas que são ensinadas por diversas práticas ou filosofias podem ser praticadas independentemente de praticas religiosas.


Em épocas ancestrais, o ser humano aprofundou-se na compreensão do ser e criou práticas espirituais para ajudá-lo a permanecer centrado no ser. Esses mecanismos foram transmitidos através de séculos e são muito benéficos para progredir rapidamente no caminho. Com a prática do Sudarshan Kriya e a meditação Sahaj Mamadhi você experimenta a imensidão do ser, valores que engrandecem a vida, como confiança, cooperação, compaixão, amor, fé, conhecimento...

Esses valores vêm somente do espírito, coisas materiais não nos dão plenitude. A felicidade é a qualidade da consciência, que depende muito mais da atitude mental e da compreensão e não depende da matéria. A medida que vivemos os valores do espirito, obtemos maior satisfação na vida. Sem eles, por mais que se tenha, a vida se torna vazia, e nós dependentes e infelizes, mesmo sem razão aparente para isso. O Dharma do espírito é ser o sustentáculo da vida - Dharma significa lei natural – o Dharma do fogo é queimar, o Dharma da água é fluir e o Dharma do espírito é enaltecer e sustentar a vida. Ao viver os valores espirituais, sua personalidade se faz sólida e forte. Ignorando a dimensão espiritual da vida, tudo o que você fizer para o seu beneficio próprio, para sociedade ou o mundo, não funcionará devidamente.

Agora observe bem o seu corpo. Está formado por milhões de átomos que se movem, que interagem, que se transformam e se modificam. Um a coisa é saber disso outra é respirar profundamente e conseguir senti-lo. Todas as emoções nada mais são do que vibrações que você experimenta como sensações físicas no corpo.

Quando uma mente inquieta, intranqüila e queixosa encontra uma visão mais ampla, ela relaxa. Quando a mente relaxa, o intelecto se aguça. Quando a mente está repleta de miudezas, tais como: ambição, avidez, e desejo o intelecto perde a sua perspicácia. E quando isso acontece, a vida não se expressa em sua totalidade. Uma mente em paz é um dos maiores valores do espírito, que vive de forma serena. Desejos excessivos(ressalto aqui excessivos) por coisas como beleza, fama, riqueza retiram-lhe do seu centro, debilitando-o, enchendo-o de ansiedade. Quando puder dispensar o excesso desses tipos de desejos, você será mais centrado e mais forte. A serenidade expande sua consciência.. A mente obtêm tanta força que tudo o que você necessitará chegará...

0 comentários:

Postar um comentário

 

vitalidade

prana

ki

chi

chakra
ida
pingala