terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Respiração e consciência

Segundo a tradição Yogue, quem medita, ora, recita mantras e treina exercícios respiratórios e físicos segue o caminho do seu autoconhecimento em sua plenitude. Os exercícios físicos corrigem posturas, fortalecem a musculatura, alonga, etc; as repetições regulares trazem equilíbrio e melhoras a saúde: estudos comprovam que técnicas respiratórias evitam doenças coronárias e regulariza o funcionamento das glândulas. A maioria das pessoas encara o corpo como um “tubo digestivo ambulante” ou uma máquina que precisa de combustível para funcionar, como um carro que precisa de gasolina para andar. Mas na verdade somos muito mais do que isso. Quando a maioria das pessoas resolve parar para relaxar, descobre que esse modo de levar a vida é materialista demais e que o corpo é muito mais do que isso... A pessoa tornar-se consciente e familiarizar-se com a vida interior, e o maior benefício no final é alcançar a fonte de vida e consciência de forma muito mais ampla.


O inconsciente dissolve-se quando levado à consciência. Esse procedimento libera a energia e a mente torna-se quieta, conseguindo funcionar muito melhor e o corpo é mantido no estado de pura consciência.É como tentar trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade que necessite de concentração em um ambiente calmo e tranqüilo. Já tentou fazer essas mesmas atividades em um local barulhento, com uma TV ligada, uma música estridente, o barulho de uma obra na frente de casa, carros buzinando... É muito mais difícil, não é mesmo?



A meditação, então, é a ferramenta para a transformação da consciência. Está intimamente ligada ao prana (energia). O homem usa menos de 7% da capacidade do seu cérebro. Através da meditação, yoga, pranayama etc ele encontra um caminho para aumentar essa capacidade.

A Essência da meditação é expansão, relaxamento, captação do “Ki” da atmosfera e empregar essa energia em seu organismo.

Praticando regularmente você aumentara’ a quantidade de energia em seu sistema, e esse processo de purificação produzirá níveis mais elevados de consciência.

“Prana”, como é conhecida na Índia, no Japão a energia é conhecida como “Ki”, na China como “Chi” é a energia vital que mantém o organismo vivo e saudável. Em grego “pneuma”, em “polinésio” mana, em hebraico “ruach”, em kabalah “luz astral”, Kahunas “Mana”, o Barão de Von Reichenbach chamou de “força ódica”, Wilhelm Reich de “energia orgânica, Hermes Trimegistus de “Telesma”, que é a energia cósmica, respiração de vida que penetra e nutre todas as coisas do Universo em todos os planos de manifestação.

A palavra energia é derivada do grego “ënerges” que significa “ativo”.

A palavra prana é derivada do sânscrito “pra” respirar e “na” viver, significando “sopro vital”

Obtemos a maior parte do nosso Ki (energia vital) do ar que respiramos.

Drenamos nossa força (Ki) a cada pensamento.

Podemos dividir as energias em três grupos distintos, com características, vibrações, ondulações e cores diferentes:

- Fohat, que é a eletricidade, energia convertida em calor, luz, som, movimento, etc.;

- Prana, que é a energia integrante que coordena as moléculas e células físicas e as trais e as reúne: a cósmica que vem do espaço, entra por todo o corpo, mas principalmente pelo chakra coronário, a aérea que vem do ar e entra principalmente pelo sistema respiratório

- Kundaliní, que é a energia primária, violenta, que estrutura formas e é conhecida como “fogo serpentino”, vem da terra, entra principalmente pela planta dos pés (plantochakras) e pelo chakra básico; por isso é energia telúrica ou geoenergia.

Ao ser metabolizada a energia cósmica deixa de ser “impessoal” e assume as características do ser.

Através do ar atmosférico absorvemos as energias pelo aparelho respiratório, pelos poros e pelos centros de energia (chakras).

A respiração é retenção e acumulação: quando acumulada, ela se expande, ao se expandir, caminha, fica firme e cresce, é pressionada e atinge a coroa.

As energias que os seres vivos absorvem e metabolizam são proveniente de fontes variadas como o sol, o espaço, a lua, as estrelas, o próprio planeta...

0 comentários:

Postar um comentário

 

vitalidade

prana

ki

chi

chakra
ida
pingala