quinta-feira, 25 de março de 2010

Canais de energia

O corpo físico é moldado de acordo com o padrão do corpo energético. Se o corpo energético está defeituoso, o corpo físico ficará defeituoso também.
Alguns detalhes são importantes, tais com:
- a filosofia SÂMKHYA( enumerar todos os aspectos da existência, do mais sutil ao mais denso, pela densificação da energia)- escola anterior ao Yoga: Sâmkhya é uma teoria, yoga é a prática e elas se complementam.
- as NADÍS (canais de energia)
- a KUNDALINI (energia divina adormecida na base da coluna)
- os SHAPTAKAYA (os sete corpos)
- os GRANTHI(nós nos shumna nadí)
- os GUNAS (qualidades que regem a criação do universo)
- os CHAKRAS (centros de transformação de energia )
- o MANAS (mente racional) a BUDDHI (mente superior).
Pranayama ajuda a limpeza das Nadí (condutores de energia) sutilmente, ajudando a energia doente se expelida pelos raios da saúde, respiração e pelos poros, purificando o corpo físico.
Assim como colocamos fogo em um pedaço de madeira ou aquecemos a água que ferve e evapora, modificamos seus estados de mais densos para mais sutis, vamos utilizar técnicas que nos ajudam a ir do mais denso ao mais sutil para que nossas 72.000 nadis sejam purificadas.

Essa rede de canais de energia se dividem em dois grupos:
- PRANAVAHA NADÍ : condutores de energia ou força pranica.
- MANOVAHA NADÍ: condutores de energia mental.

É o controle dessas duas redes de energia que possibilita o sucesso na prática de pranayama e como conseqüência uma melhora surpreendente no seu nível de energia.
Dos 72.000 nadí, os 3 que possuem um papel muito importante ficam na coluna lembrando duas serpentes entrelaçadas na coluna, semelhante ao número oito, como o caduceu de mercúrio, insígnia que os médicos usam devido a épocas antigas que os médicos eram grandes iniciados, sacerdotes dos templos de “mistérios” e conheciam o significado do símbolo: A vara representa a coluna vertebral, as duas serpentes que rodeiam a vara são os canais direito e esquerdo, Pingala e Ida, a esfera que fica na ponta da vara representa a glândula pineal e as asas são as chamas quando a kundalini sobe pela medula.

 SUSHUMNA NADÍ – canal de energia “canalis centralis” que se localiza no interior da medula espinhal, no interior da coluna vertebral onde temos um cordão de massa cinzenta e branca composta de inúmeras células nervosas, é pelo nadí sushumna desde a base da coluna até a cabeça que se eleva a energia denominada Kundaliní. E é por ele que estão ligados nossos 7 chakras principais. Tem a cor branca, de natureza espiritual e é por ele que a energia espiritual se irradia pelos nervos. Quem ainda não atingiu o equilíbrio ora predomina o físico ora intelectual, mas quem atingiu o equilíbrio nenhuma é dominante – não é masculino, nem feminino, a energia corre harmoniosamente equilibrada, tornando um ser espiritual.
 IDA NADÍ – canal de energia que nasce da narina esquerda, desce circulando os chakras terminando na mulher no ovário direito e no homem no testículo direito. Reflete nossos aspectos racionais, física, passiva, feminina, frio e lunar, representada pela cor azul.
 PINGALA NADÍ – canal de energia que nasce acima da na narina direita, próximo ao Ajana - chakra frontal, desce circulando os chakras, terminando na mulher no ovário esquerdo e no homem no testículo esquerdo – agressiva, masculina, quente e solar, de natureza mental, representada pela cor que varia do rosa, pink ao vermelho.
Algumas escrituras colocam que na mulher , Ida e Pingala estão em posições invertidas em relação ao homem.
Pelo Ida e Pingala sobem átomos lunares e solares de nossa energia seminal.
Ida e Pingala se reunem com o Sushumna no chakra Muladhara (raiz) recebendo no encontro o nome de MUKTA TRIBENI, depois elas se encontram novamente no chakra Anahata (cardíaco) e novamente no chakra Ajna (terceiro olho).
No esoterismo cristão Pingala e Ida são conhecidos como as duas oliveiras que estão diante do Senhor de toda a Terra (Zacarias, cap IV) .
Estes dois Nadí são semi-etéricos, correspondendo no corpo físico aos dois cordões do sistema nervoso simpático.

0 comentários:

Postar um comentário

 

vitalidade

prana

ki

chi

chakra
ida
pingala