terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O significado do sânscrito pranayama é expansão da energia vital, etimologicamente, domínio sobre o prana, que, segundo a anatomia yogi, passa por “tubos”(nadi) - passa no nosso corpo de energia sutil, aquele que contorna nosso corpo físico e que é visível apenas para os sensitivos, o duplo etérico (ou corpo bioplasmático: Bio = vida + plasma: quarto estado de matéria, depois do sólido, líquido e gasoso). Plasma é gás ionizado ou gás carregado de partículas positivas e negativas. Esse plasma não é o mesmo que o plasma sangüíneo; corpo bioplasmático significa corpo de energia viva composto de matéria sutil invisível ou matéria etérica - possuímos canais de energia, Nadí, que são condutores energéticos em nosso corpo etérico que possuem a aparência de veias energéticas como um gás néon, do mesmo modo que o corpo visível tem vasos sangüíneos. O corpo humano é constituído por uma rede muito complexa que alguns dizem ser de 72.000 nadi outros dizem chegar a 550.000. Os condutos “nervosos” mais importantes são: Sushumna, Ida, Pingala, Gandhara, Hastajihva, Kuku, Sarasvati, Pusha, Sankini, Payaswini, Varuni, Alambhusha, Vishvodhara, Yasasvini. E o mais importante são Sushumna, Ida e Pingala e o mais importante de todos é o Sushumna, que por incrível que pareça é um canal “oco” , que os gregos chamavam de SPIEREMA. Mas não é porque ele é oco, que é sem importância. No finalzinho do Spierema está o que os iogues chamam de "Lótus da Kundalini.", esse ponto onde é a sua base é conhecido como Chakra Muladhara. Ah, você não sabe o que é chakra??? Então vamos entender direitinho o que são os chakras...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mas “O QUE É PRANAYAMA?”

Ayama = expansão - expansão da energia vital.


É uma respiração básica. Pois, enquanto a respiração for irregular a mente ficará instável, sem uma linha objetiva no seu raciocínio. Você já percebeu quantas vezes você está pensando em algo muito importante e sem mais nem menos entram um monte de bobagens na cabeça? Exemplo: Você está preparando um e-mail para um cliente ou um chefe e do nada entra na sua cabeça ‘ Hum, tenho que ir no supermercado hoje sem falta porque acabou o açúcar, o leite, o pão... “ e quando você perceber estará fazendo a lista completa do supermercado na sua cabeça e esqueceu totalmente do email que estava escrevendo, perdendo o foco, perdendo a linha de raciocínio.

Por isso é tão importante estabilizar a mente e , para conseguir a estabilidade deve-se controlar a respiração praticando pranayama. A boa respiração deve ser Nasal! Quando respiramos pela boca a alimentação de ar é insuficiente, além de sermos mais sujeitos às infecções por germes do ar. O nariz é um filtro contra poeiras, graças à ação bactericida de seu muco; é também um radiador natural que aquece o ar frio do inverno antes de chegar aos pulmões.

A respiração se faz mais forte por uma narina do que por outra, variando o lado de duas em duas horas: durante 2hs a narina direita funciona mais fracamente do que a esquerda, duas horas depois muda. As pessoas que sofrem de nariz entupido de um dos lados gozam de menos saúde. A narina esquerda é a que mais freqüentemente funciona mal, por onde se faz a respiração da corrente “Tha”, negativa. Um dos principais sintomas do envelhecimento é a insuficiência de ionização negativa.

E você já percebeu quando você respira mais forte por uma narina do que pela outra?

Não? Então faça um teste hoje e ao longo do dia pare alguns instantes para observar e você ficará surpreso como isso sempre aconteceu e você nunca percebeu.

 

vitalidade

prana

ki

chi

chakra
ida
pingala